quarta-feira, 14 de maio de 2014

Por que não uma Papisa

No próximo dia 8 de março comemora-se o Dia Internacional da Mulher. Ao ser criada essa data, não se pretendia apenas comemorar, mas sim, discutir o papel da mulher na sociedade atual. Hoje, apesar dos avanços, existem lugares onde a mulher ainda é vista como mera coadjuvante do homem, o que acontece na maioria das religiões, que repetem conceitos, ou preconceitos, de uma sociedade patriarcal.

No Vaticano, a renuncia sem precedentes do Papa Bento XVI suscitou a necessidade de atualização imediata da Igreja Católica, visando à aproximação e manutenção de fieis. União homoafetiva, utilização de preservativo e ordenação de mulheres, por exemplo, foram temas cogitados, ainda que timidamente, para uma pauta de discussão que eventualmente ocorreria, ou deveria ocorrer, com um novo Papa de linhagem menos ortodoxa.
No que se refere à ordenação de mulheres, já existem "mulheres padres", inclusive no Brasil. O Vaticano poderia excomungá-las, mas prefere apenas não reconhecê-las e ignorá-las para que o assunto não tome proporções maiores do que já tomou.
A verdade é que a própria Bíblia como conhecemos hoje, baseada na Septuaginta (tradução grega do Antigo Testamento escrita por setenta homens), é de natureza extremamente machista e dá margens às interpretações equivocadas quanto à participação feminina no sacerdócio. Mas, se as culturas evoluíram, e caminhamos a passos largos para a igualdade de direitos entre homens e mulheres em todas as instâncias da vida, por que não também nas religiões? Por que um chamado de Deus às mulheres é menos legítimo do que um chamado de Deus aos homens?

Se a Igreja Católica insistir e se manter reticente aos apelos de atualização, será sufocada por seus próprios dogmas e caprichos. Se a mulher está em todos os segmentos da sociedade, que esteja também no sacerdócio, no Conclave e nos nomes cotados  à sucessão do Papa. Se for verdade, que no sec. XII tivemos uma Papisa, a Papisa Joana, o que nos impediria agora? Por que não uma PAPISA?

Artigo publicado hoje em Cidade de Guarujá Online

(Postado originalmente em 28/03/2013 -Edição e revisão de texto- blog Sidnei Aranha)

Nenhum comentário:

Postar um comentário